Para que a gestão de Links Patrocinados seja eficaz, é necessário saber como cada uma das métricas disponíveis no Google AdWords pode auxiliá-lo nesta tarefa. Para os mais novos no ramo da publicidade digital, a quantidade de métricas chega a ser assustadora. Todas elas possuem seu valor. Mas é evidente que algumas se destacam como necessitando de uma atenção redobrada. Vejamos algumas das métricas disponíveis no Google AdWords e como elas trabalham em favor daqueles que se empenham em anunciar um site no Google.
Como as métricas entram em ação
Quando um internauta digita uma palavra-chave, e o Link
Patrocinado é exibido, é contada uma impressão. Independentemente de qual
for a ação do usuário em seguida (clicar no seu anúncio, clicar em outro
resultado, ou refazer a pesquisa), temos aqui a primeira métrica do Google
AdWords: impressão.
Se o internauta clicar no Link Patrocinado, duas novas
métricas surgem: o CTR (mostra
a frequência com que os internautas que visualizam o anúncio acabam por clicar
nele) e o CPC (valor cobrado
por um clique no Link Patrocinado). A partir destas métricas, pode-se obter
outras como como o CPC Médio (custo total dos cliques dividido pelo
número total de cliques) e o CTR Médio.
Após clicar no
anúncio, o usuário chega à Página de Destino, o que contabiliza um page view. Se efetuar aquilo
que o anunciante espera dele, temos mais uma métrica: conversão, citada no fim
do artigo.
A partir daí, o anunciante pode determinar outras
métricas para avaliar o desempenho das campanhas de Links Patrocinados, em
comparação com o que tem sido investido. Faz isto utilizando o Retorno
Sobre Investimentos (ROI). Esta métrica é um indicador
percentual de lucro em comparação com os custos. Para quem não é um e-commerce,
é preciso determinar um valor para um download ou preenchimento de uma
newsletter, a fim de conseguir determinar o ROI.
Além destas métricas
importantes, há outras que devem ganhar uma atenção especial de todo
anunciante.
Google
Analytics é indispensável no e-commerce
A
melhor maneira de gerenciar os seus programas de marketing com sucesso é
acompanhar a performance da sua loja virtual. É
super importante para o sucesso de um e-commerce conhecer exatamente quais
aspectos do negócio estão performando adequadamente e quais aspectos não estão
sendo bem sucedidos.
Quando
o assunto é comércio eletrônico,
todos esses aspectos se tornam ainda mais importantes uma vez que o varejista
online não está vendo os seus clientes fisicamente.
O Google Analytics é uma ferramenta fantástica. Ele traz
informações incríveis sobre fontes de tráfego, receita, top landing pages,
taxas de conversão, taxa de abandono etc.
Com
o Google Analytics, você tem acesso a
insights poderosos sobre como os seus clientes interagem com a sua loja
virtual. A partir dessas informações você poderá tomar decisões
assertivas sobre melhorias necessárias para a sua loja virtual, e
consequentemente aumentar as taxas de conversão de vendas, o aumento do tráfego
da sua loja virtual e muito mais.
Uma métrica vital usada
para medir a performance de uma loja virtual é a taxa de abandono. O Google
Analytics é a ferramenta ideal para fornecer informações detalhadas sobre quais
partes do seu web site está performando bem ou não nesse sentido.
Baseado nas informações
sobre taxas de abandono, você pode reter visitantes, reduzir a taxa de abandono
e melhorar as vendas. Essa ferramenta também irá fornecer uma grande variedade
de informações sobre os seus comportamentos com os clientes, a qual você irá
ganhar insighs sobre o que está funcionando e o que precisa funcionar. Através
do Google Analytics, você pode determinar as fontes de tráfego bem como
acompanhar a performance de palavras chaves que atraem tráfego para a sua loja
virtual.
Através do Google Analytics
é possível saber tudo sobre os visitantes da sua loja virtual. É possível saber
qual é exatamente a sua penetração em um determinado estado do Brasil, cidade
ou numa região inteira.
Entendendo
seus visistantes
É possível também saber
coisas bacanas, como qual fatia dos visitantes da sua loja virtual são
responsáveis pela maior parte de seu faturamento, e assim
corrigir estratégias de marketing digital. Exemplo: 80% do seu faturamento
é oriundo dos novos visitantes. Isso significa que seu e-commerce está
com um bom aproveitamento para atrair novas visitas (SEO, links
patrocinados, link building, Redes Sociais etc). No entanto, seu
atendimento deve estar ruim, pois se os clientes não voltam para realizar mais
compras, é sinal que não estão gostando!