domingo, 22 de dezembro de 2013

Quais são as principais métricas do Google AdWords?

Para que a gestão de Links Patrocinados seja eficaz, é necessário saber como cada uma das métricas disponíveis no Google AdWords pode auxiliá-lo nesta tarefa. Para os mais novos no ramo da publicidade digital, a quantidade de métricas chega a ser assustadora. Todas elas possuem seu valor. Mas é evidente que algumas se destacam como necessitando de uma atenção redobrada. Vejamos algumas das métricas disponíveis no Google AdWords e como elas trabalham em favor daqueles que se empenham em anunciar um site no Google.

Como as métricas entram em ação

Quando um internauta digita uma palavra-chave, e o Link Patrocinado é exibido, é contada uma impressão. Independentemente de qual for a ação do usuário em seguida (clicar no seu anúncio, clicar em outro resultado, ou refazer a pesquisa), temos aqui a primeira métrica do Google AdWords: impressão.
Se o internauta clicar no Link Patrocinado, duas novas métricas surgem: o CTR (mostra a frequência com que os internautas que visualizam o anúncio acabam por clicar nele) e o CPC (valor cobrado por um clique no Link Patrocinado). A partir destas métricas, pode-se obter outras como como o CPC Médio (custo total dos cliques dividido pelo número total de cliques) e o CTR Médio.
Após clicar no anúncio, o usuário chega à Página de Destino, o que contabiliza um page view. Se efetuar aquilo que o anunciante espera dele, temos mais uma métrica: conversão, citada no fim do artigo.
A partir daí, o anunciante pode determinar outras métricas para avaliar o desempenho das campanhas de Links Patrocinados, em comparação com o que tem sido investido. Faz isto utilizando o Retorno Sobre Investimentos (ROI). Esta métrica é um indicador percentual de lucro em comparação com os custos. Para quem não é um e-commerce, é preciso determinar um valor para um download ou preenchimento de uma newsletter, a fim de conseguir determinar o ROI.
Além destas métricas importantes, há outras que devem ganhar uma atenção especial de todo anunciante.

Google Analytics é indispensável no e-commerce

A melhor maneira de gerenciar os seus programas de marketing com sucesso é acompanhar a performance da sua loja virtual. É super importante para o sucesso de um e-commerce conhecer exatamente quais aspectos do negócio estão performando adequadamente e quais aspectos não estão sendo bem sucedidos.
Quando o assunto é comércio eletrônico, todos esses aspectos se tornam ainda mais importantes uma vez que o varejista online não está vendo os seus clientes fisicamente.
O Google Analytics é uma ferramenta fantástica. Ele traz informações incríveis sobre fontes de tráfego, receita, top landing pages, taxas de conversão, taxa de abandono etc.
Com o Google Analytics, você tem acesso a insights poderosos sobre como os seus clientes interagem com a sua loja virtual. A partir dessas informações você poderá tomar decisões assertivas sobre melhorias necessárias para a sua loja virtual, e consequentemente aumentar as taxas de conversão de vendas, o aumento do tráfego da sua loja virtual e muito mais.
Uma métrica vital usada para medir a performance de uma loja virtual é a taxa de abandono. O Google Analytics é a ferramenta ideal para fornecer informações detalhadas sobre quais partes do seu web site está performando bem ou não nesse sentido.
Baseado nas informações sobre taxas de abandono, você pode reter visitantes, reduzir a taxa de abandono e melhorar as vendas. Essa ferramenta também irá fornecer uma grande variedade de informações sobre os seus comportamentos com os clientes, a qual você irá ganhar insighs sobre o que está funcionando e o que precisa funcionar. Através do Google Analytics, você pode determinar as fontes de tráfego bem como acompanhar a performance de palavras chaves que atraem tráfego para a sua loja virtual.
Através do Google Analytics é possível saber tudo sobre os visitantes da sua loja virtual. É possível saber qual é exatamente a sua penetração em um determinado estado do Brasil, cidade ou numa região inteira.

Entendendo seus visistantes


É possível também saber coisas bacanas, como qual fatia dos visitantes da sua loja virtual são responsáveis pela maior parte de seu faturamento, e assim corrigir estratégias de marketing digital. Exemplo: 80% do seu faturamento é oriundo dos novos visitantes. Isso significa que seu e-commerce está com um bom aproveitamento para atrair novas visitas (SEO, links patrocinados, link building, Redes Sociais etc). No entanto, seu atendimento deve estar ruim, pois se os clientes não voltam para realizar mais compras, é sinal que não estão gostando!