Se
você quer saber como vender pela Internet,
ai vão algumas dicas. Para vender pela Internet você não precisa de conhecimento em
informática, nem mesmo dominar o segredo das redes sociais e muito menos ser um
especialista em e-commerce. Para
você vender pela Internet o mais importante é dedicação. Ou seja, quanto tempo
você está disposto a investir no projeto de sua loja virtual.
Esta
lição é particularmente importante para os novos empreendedores no “mundo
virtual”, muitos dos quais têm pouco de perspectiva sobre o nível de esforço
necessário para que uma loja venda pela Internet.
Não estamos falando de tecnologia, essas já estão bastante maduras, mas a
dedicação ao negócio online. Um comércio eletrôniconão
é muito diferente de uma loja física, de rua. A grande vantagem é que ela está
instalada na maior avenida do mundo, a Internet.
Escolhida a plataforma
de e-commerce que
você irá utilizar em seu projeto, monte as páginas dos seus produtos de forma
muito clara e objetiva. Lembre-se, você terá alguns segundos para conquistar a
atenção do seu cliente. Tenha boas fotos dos produtos e descrições caprichadas.
Disponibilize canais de
comunicação com os seus clientes (telefone, e-mail, chat etc.) e responda
rápido. Esse pode ser um diferencial de uma pequena Loja frente às grandes
MegaStores.
Esteja atento com a entrega
dos produtos, não prometa prazos que não pode cumprir. Informe de forma muita
clara o passo a passo da entrega do produto (aprovação de crédito, despacho,
correios etc.).
Loja
virtual exige muita divulgação
Lembre
que uma loja, de rua ou virtual, precisa de visita de clientes para vender. Não
adianta montar
uma loja virtual, se você não tiver um plano de divulgação. Todo dia você deve
pensar em ações para ter visitantes em sua loja virtual. Pode começar com
campanhas por e-mail marketing. Se você já tem base de clientes, comunique-se
com ela. Informe sobre ofertas e promoções, dê vantagens para quem compra no
seu e-commerce.
Use seu relacionamento nas redes sociais para divulgar
sua loja e
produtos.
Quando for fazer anúncios
pagos – Links Patrocinados,
recomendamos buscar apoio profissional para não jogar dinheiro fora. Uma
campanha bem montada gera a quantidade de vendas considerando o quanto você
está disposto ou pode investir. Acompanhe os relatórios e veja quais ações dão
resultado. Não tenha medo de testar. O processo de vendas é um eterno teste.
Então, você fez a venda, e
agora você está planejando maneiras de seduzir o próximo cliente. Antes que
você pense sobre isso, descubra como você faz para que um mesmo cliente volte a
comprar na sua loja.
Um simples e-mail follow-up
pode ser tudo o que precisa para fazer um cliente comprar de você novamente e
novamente. Mostre interesse pela satisfação do cliente, ofereça novos produtos
ou complementares a sua última compra.
Envie e-mails para lembrar
os clientes que você ainda está por perto. Se você vende sabão e sabe que a
duração média de tempo que leva para usar uma barra é de duas semanas,
verifique se está desencadeando um e-mail, duas semanas depois a um cliente que
comprou uma barra de sabão com um lembrete para comprar novamente. Se você
tiver um cliente que sempre compra chocolate escuro de sua Loja, mande
chocolate escuro de presente pelo seu aniversário.
Lembre-se de dar aos
clientes a oportunidade de “opt out” de seus e-mails. Ou seja, respeite se ele
não quiser mais receber seus e-mails.
O planejamento e construção
de uma boa loja virtual pode
ser desafiador, mas a recompensa será o aumento de vendas, maior relacionamento
com os seus clientes e lucro para seu negócio.