A
pergunta quanto custa montar uma loja
virtual é uma
das que sempre nos fazem em reuniões e eventos, mas a resposta não pode ser
genérica nem abrangente sob o risco de sair completamente da realidade do
mercado. Montar uma loja virtual é coisa séria e não adianta tentar
pegar atalhos. Barato e fácil não é, ao contrário do que dizem várias pessoas e
alguns provedores de hospedagem que oferecem soluções “mágicas”.
O empreendedor deve estar ciente que existe muita
tecnologia envolvida e certamente muito estudo e treinamento a ser feito. Montar
uma loja virtual não
é nenhum bicho de sete cabeças, mas a falta de informação tem selado a sorte de
várias iniciativas que poderiam dar certo. Montar
um e-commerce de sucesso é
apenas um dos passos para um projeto de e-commerce completo, mas quanto será que custa?
Quais são
os custos para montar uma loja virtual?
Em
primeiro lugar você deve ver o custo da plataforma
de e-commerce que
irá usar. Isso vai variar em muito, dependendo da solução. Soluções com plataformas
open source certamente
são uma opção válida, mas dependendo da complexidade podem ficar bem salgadas
em termos de preço. A vedete do mercado atualmente, o sistemaMagento, não sai
por menos de R$ 5.000 em uma instalação profissional. Outras soluções de
código aberto ficam
até mais em conta, mas sua usabilidade a médio e longo prazo e questionável
porque o Magento estabeleceu um novo patamar
tecnológico no mercado e todas as outras soluções de e-commerce tendem a seguir estes padrões.
Plataformas
alugadas ou outros sistemas fazem parte da lista, mas sua aplicabilidade
depende dos recursos disponíveis como opções para SEO
– Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, e outras sem
as quais o sucesso do empreendimento fica comprometido. Hoje em dia SEO é tudo em termos de divulgação,
portanto, qualquer plataforma que não possua este tipo de recurso esta
automaticamente excluída do leque de opções.
Uma loja virtual sem
divulgação é como um outdoor no porão. Ninguém vê.
Divulgação
no e-commerce
Montar
um e-commerce sem
preocupação com a divulgação é o famoso tiro-no-pé. Se na loja
física todo mundo fica preocupado com a propaganda, porque agir diferentemente
quando o assunto é a criação de uma loja virtual. Elas precisam de muita
divulgação seja através de estratégias de SEO ou SEM. Se você não
consegue ser listado(a) em ferramentas de busca em posições de destaque
compromete em muito o sucesso do negócio.
O marketing digital
desempenha papel fundamental no plano de negócios de qualquerprojeto de e-commerce hoje em dia. Relevar essa variável é
não levar a sério o seu próprio projeto. Dentro de qualquer planejamento esta
verba deve ser determinada com bastante critério, pois nos primeiros momentos
da loja o uso domarketing digital é bastante intensivo.
Treinamento para montar uma loja
virtual
O gerenciamento
de lojas virtuais está
ficando cada vez mais profissional e sua gestão tem que acompanhar esse
movimento. Nem pensar na solução baratinha de passar a administração da
loja para “a menina da contabilidade que
sabe de Internet”. Não que ela não tenha capacidade para isso, mas
em termos de comércio eletrônico é necessário muito mais que
conhecimento sobre navegação na rede.
É
necessário conhecer os mecanismos do e-commerce, não só
para gerenciar o negócio, como também para identificar oportunidades e se
prevenir contra as ameaças do mercado. O treinamento tanto na etapa deplanejamento para
implementação da loja virtual,
quanto na etapa de operacionalização do software de gestão, otimização da loja
para ferramentas de busca (SEO), monitoramento dos acessos – Google Analytics –
e outras funções é essencial para o sucesso de um projeto.
O custo
de uma loja virtual vai
depender da sua capacidade de identificar as ferramentas de e-commerce
adequadas às suas necessidades. Agora que você sabe quanto custa montar uma
loja virtual, pense bem nessa oportunidade.